quinta-feira, 1 de junho de 2017


Maria Cristina da Silva Rodrigues e seu namorado Felipe Nobre Braga são moradores do bairro Itambé na cidade de Caucaia, que fica na região metropolitana de Fortaleza no Ceará. Pensando nas crianças da comunidade na faixa etária dos 4 aos 13 anos (entre 50 e 70 crianças, segundo Cristina) que fora do ambiente escolar não têm outros lugares para entrar em contato com atividades educativas e recreativas, ou que possam se dedicar às tarefas escolares, o casal teve por conta própria a iniciativa de montar um projeto para ajudá-las. Maria Cristina contou um pouco mais sobre a iniciativa:
"O projeto será realizado na nossa casa, mas quem vier, será recebido. Ainda não demos início ao projeto por não ter material. Somos de Fortaleza, a única ajuda que estamos recebendo são de pessoas que quiseram ajudar. Nenhum partido político, candidatos ou organizações religiosas estão ligadas à nosso projeto. Queremos ajudar as crianças sem receber nada em troca. Assim que tivermos os materiais, iremos iniciar, pois onde moramos existem muitas crianças e elas são bastante interessadas pelo estudo.

Maria Cristina e Felipe planejam ajudar as crianças com aulas de reforço que sejam diferenciadas, com brincadeiras e também pretendem ensiná-las a mexer com a terra e plantar.

"Precisamos de doação. Se vocês puderem nos ajudar nós aceitamos: lápis de cor, giz de cera, lápis de escrever, cadernos de pauta, papel sulfite, livros didáticos,livros infantis, gibis, revistas velhas, tintas guache, pincéis para pintar, pincéis de quadro, uma lousa, cadeiras e mesas para crianças e mudas de plantas. Peço sua ajuda. Agradeço de coração se me ajudar e ajudar essas crianças".

Perguntamos a Cristina se as crianças de Itambé em Caucaia têm acesso à alguma biblioteca pública no bairro, ou nas proximidades, e ela nos disse o seguinte:

"Infelizmente não. As únicas bibliotecas que conheço são as de Fortaleza. Mas nunca visitei. Eu nunca visitei biblioteca ou outros lugares pois minha família não autorizava eu sair. Mas gosto muito de ler. A única biblioteca que ia era a da escola. A Biblioteca Pública de Caucaia fica um pouco distante. É no Centro. Provavelmente as mães não teriam tempo de ir deixar os filhos lá".

Do bairro Itambé em Caucaia até Fortaleza, Cristina nos contou que a viagem de ônibus a viagem é muito demorada, e que ela leva cerca de 40 minutos quando vai para Fortaleza de moto.

Eu queria livros infantis para fazer uma estante pequena com livros para incentivar. Um dia desses eu estava lendo e um garoto da família do meu namorado chegou e perguntou: tia, você gosta muito de ler, né!? Eu respondi que sim e perguntei se ele gostava. Ele disse que não. Que leu Raquel de Queiroz e não entendeu. Falei pro Felipe que ele só não encontrou o livro certo.

Cristina gosta de livros distópicos, a trilogia de Jogos Vorazes é a sua leitura favorita e, junto com Felipe, estão focados no desenvolvimento desse novo projeto de ajuda às crianças de Itambé em Caucaia no Ceará.


— Como ajudar: 
Entre em contato com a Cristina pelo email: ms234127@gmail.com ou pelo perfil dela no Facebook

— Doações:
Eles precisam de doações de lápis de cor, giz de cera, lápis de escrever, cadernos de pauta, papel sulfite, livros didáticos,livros infantis, gibis, revistas velhas, tintas guache, pincéis para pintar, pincéis de quadro, uma lousa, cadeiras e mesas para crianças e mudas de plantas

— Nota: o blog Bibliotecas do Brasil através de seu mural de Recados Solidários não é responsável por essa arrecadação de livros. Nós não recebemos livros para repassar para a campanha de arrecadação citada nesse post. Nós fazemos a divulgação da necessidade por livros a pedido dos responsáveis pelos projetos, que entram em contato conosco. Os livros doados devem ser sempre enviados diretamente aos cuidados da pessoa citada na matéria que está solicitando a doação. Todas as informações desse post foram passadas pela Cristina (ms234127@gmail.com) e as doações devem ser combinadas diretamente com ela.

Conheça a loja virtual do blog Bibliotecas do Brasil



Texto: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil (Creative Commons)
Foto cedida ao Recados Solidários pela Maria Cristina para divulgação
Loja Bibliotecas do Brasil: loja.bibliotecasdobrasil.com
Inscreva-se gratuitamente na Newsletter Expresso
Próximo
Este é o post mais recente.
Anterior
Postagem mais antiga

0 comentários:

Postar um comentário