terça-feira, 15 de março de 2016


Há muitos animais aguardando adoção na Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), adultos e filhotes. Famílias adotantes que quiserem visitá-los devem ir pessoalmente a entidade nos horários de atendimento ao público com documento de identidade, comprovante de residência, caixinha se transporte para gatos, guia para cães e assinar termo de responsabilidade. Todos os animais são castrados.

Ontem (13/03/2016) aconteceu o bingo mensal em prol da SPAC com data antecipada devido ao feriado de Páscoa no último domingo do mês. A arrecadação foi menos da metade do que tem sido normalmente, sendo que a data prejudicou a participação das pessoas. A arrecadação é normalmente em torno de 500 kgs de ração por bingo. Com o valor de ontem menos da metade desta quantidade será comprada. No mês de abril não haverá bingo, pois não há disponibilidade de salão no Clube Don Pedro II. O próximo bingo será em 29 de maio de 2016. Pedimos para quem possa colaborar ajuda com doações de ração diretamente na entidade, por gentileza.

Hoje a SPAC necessita de 180 kgs de ração para cães por dia, além de ração para gatos e equinos cuja quantidade é relativamente pouca. Hoje a entidade é responsável por 350 animais. Ao longo dos anos conseguiu diminuir consideravelmente o número de animais sob sua responsabilidade entre adoções, óbitos e evitando a entrada de animais saudáveis (ainda mantém muitos cães idosos que muito provavelmente nunca serão adotados e morrerão na entidade). Mesmo assim, somente agora a SPAC está conseguindo finalizar canis suficientes para a mudança de todos os cães para a sede própria em Colombo, que foi adquirida em 2006 e está sendo construída desde então. Somente os animais em tratamento, filhotes e gatos permanecerão no Sta. Cândida e irão para um novo local que será alugado para funcionamento da clínica veterinária, que esperamos conseguir em breve.

Para quem não se recorda, a SPAC está com processo desde 1996 para sair da propriedade no Sta. Cândida pela grande quantidade de animais que mantinha no local. Em 2009 o proprietário do imóvel (que é alugado) enviou aviso para desocupação da propriedade e vem aguardando pacientemente desde então sua desocupação (com aluguel pago em dia, hoje R$ 3.129,26 com desconto de pontualidade). Nós da SPAC mais do que ninguém queremos deixar o imóvel, pois não é adequado para os animais (MAS É O LOCAL QUE TIVEMOS PARA TRABALHAR ATÉ HOJE, ONDE MUITOS ANIMAIS JÁ FORAM RECUPERADOS E TIVERAM A CHANCE DE ENCONTRAR UMA FAMÍLIA E TER UMA VIDA DIGNA E FELIZ).

Fizemos o mínimo suficiente para poder mudar os animais para chácara, pois além do valor do material e mão de obra para construção que é alto, estamos em constante manutenção, além dos custos com pessoal, medicação, alimentação e outros para o cuidado com os animais. Ainda temos que colocar lajota em todos os canis e fazer o restante do acabamento, calçadas, entre outras coisas.

Lembrando que a SPAC é organização não governamental, não recebe verba do governo, sobrevive exclusivamente de colaborações da população e da renda da clínica veterinária que funciona no local.

Graças a ajuda de todos estamos concluindo esta etapa que parecia não ter fim. Nossos eternos agradecimentos a todos que vêm colaborando com o trabalho da SPAC .

0 comentários:

Postar um comentário