quarta-feira, 28 de agosto de 2013


Esperamos que iniciativas como o Movimento pela reutilização dos livros escolares surjam aqui no Brasil, pois vemos um desperdício enorme de livros didáticos e principalmente uma distribuição deficiente. Algumas escolas recebem em excesso, enquanto outras regiões mais pobres recebem poucos livros. Queima de livros didáticos, caixas e mais caixas sofrendo com a deterioração em salas fechadas, envio de grandes quantidades de livros ainda no plástico para a reciclagem acontecem o tempo todo. A reciclagem é a solução correta, mas devemos questionar sempre os órgãos que deveriam se responsabilizar pela distribuição, porque esses livros estão indo para a reciclagem sem uso nenhum. A constante criminalização de funcionários e professores que enviam livros didáticos para a reciclagem não pode acontecer, se os órgãos responsáveis (secretarias municipais e estaduais) não dão a orientação correta para eles, sobre o que fazer com os livros, e também não se responsabilizam pela recolocação desses livros para a comunidade, nem encaminham um destino mais adequado.
Divulgar o projeto Reutilizar (http://reutilizar.org/) é importante para que as pessoas despertem e resolvam fazer algo semelhante para tentar democratizar o acesso aos livros didáticos. Desejamos que movimentos como esse se espalhem, e sejam também desenvolvidos no Brasil.

Saiba mais do Movimento Reutilizar no blog Bibliotecas do Brasil: http://www.bibliotecasdobrasil.com/2013/08/movimento-pela-reutilizacao-dos-livros.html

Gostou da ideia? Acesse o site e veja mais informações do projeto: reutilizar.org
Facebook: https://www.facebook.com/Movimentopelareutilizacaodoslivrosescolares

0 comentários:

Postar um comentário