quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Feira Desapegue-se completa cinco anos de trocas no Grajaú. Atitude sustentável promove trocas de experiências entre moradores do bairro (O Globo).


RIO - Roupas, livros, brinquedos e objetos esquecidos ou encostados em casa podem ter utilidade nas mãos de novos donos. Por isso, a Casa Cultural Anitcha organiza, há cinco anos, todo segundo domingo do mês, a Feira Desapegue-se, que promove a troca de produtos e serviços.
O dinheiro é vetado nas negociações do evento. A regra é entrar em acordo com quem deseja se desfazer do objeto e fazer a troca ali mesmo, sobre as esteiras estendidas no chão da Praça Edmundo Rego, no Grajaú, que funcionam como vitrines.
— Queremos desenvolver o desapego. As pessoas criam o hábito e consomem menos — defende Maurício Luz, um dos coordenadores do projeto, que tem como bandeira as práticas sustentáveis.
O desejo de compartilhar experiências assim inspirou dois frequentadores que hoje ocupam uma das 20 barracas da feira: Patrícia Chamon e Carlos Farias, do projeto Biblioteca Sem Paredes. É só pegar um livro, sem custo, e dar a palavra de que o fará circular.
— Até Zuenir Ventura e Ferreira Gullar já nos doaram obras. Só nunca apareceram aqui — afirma Chamon.

0 comentários:

Postar um comentário