quinta-feira, 23 de julho de 2015


Recado da Escolinha Comunitária Resistência Popular:

'Para o próximo mês - agosto de 2015 - precisamos do apoio de educadores voluntários para aulas de reforço escolar semanais para adolescentes do 6º ao 9º ano em Gravataí. Quem puder entre em contato por mensagem via Facebook'.

Informações Sobre Escolinha Comunitária Resistência Popular

Somos um espaço de educação comunitária informal para crianças e adolescentes desenvolvido em Gravataí, na comunidade Moradas do Carvalho (antiga vila Pontilhão) desde 2005. Acreditamos que a comunidade pode e deve ser um espaço de educação assim como a família e a escola, no qual as crianças podem aprender através do meio ambiente em que vivem e refletir criticamente sobre as dificuldades e lutas comuns entre os vizinhos.


A vila Pontilhão tem uma história de lutas e resistência por água, luz, trabalho, reconhecimento dos catadores de materiais recicláveis e moradia. Lá tínhamos um espaço coletivo, um galpão, onde desenvolveu-se ao longo dos anos a primeira Associação de Catadores de Gravataí, o primeiro Comitê de Resistência Popular, o Comitê Vale do Gravataí do Mov. Nac. de Catadores de Materiais Recicláveis, a Escolinha da Resistência e muitas outras atividades. Após a compra do terreno pelo condomínio Alphaville a comunidade reivindicou um reassentamento digno, próximo, e que preservasse os espaços coletivos.



Hoje estamos na luta pelo fechamento do galpão (que tem apenas as colunas e o telhado) para poder melhorar as atividades de reforço escolar, retomar as oficinas culturais, biblioteca, e para outras atividades que existem na comunidade e necessitam de espaço, como o grupo de artesanato de mulheres organizado pelas companheiras do G-MÃO.
Enquanto isso temos realizado aulas de reforço escolar em espaços improvisados. Também começamos a organizar uma Horta Comunitária com as crianças. A partir da horta é possível trabalhar muitas matérias da escola, além de educação alimentar e ambiental, que adquire muito importância em nossa comunidade pois aqui passa o arroio Barnabé, afluente do rio Gravataí.



1 comentários: